Acompanhe os novos cursos que estarão disponíveis!

  avisos  FONTE                        

    Available courses

    Reconfigurando     Conexões       Sociemocionais

    Reconfigurando Conexões Sociemocionais

    Bem Vindo(a)! Esse ponto de encontro, foi pensado para você compreender um pouco mais sobre "As Competencias Sociemocionais"; O desenvolvimento de práticas docente, planejadas para desenvolver habilidades especifícas de cada uma delas. Assim como, Promover Reflexões sobre como tais competencias podem influenciar positivamente, nos novos recomeços.

                 (...)O significado que damos no momento de uma experiência corresponde as nossas vivências, as nossas memorias físicas e mentais. Quando uma experiencia é reelembrada, elementos são combinados e, bem combinados, auxiliam nos processos de aprendizagens!
    Formadora:
    Marilene R.Pessoa

     

    USO DO GOOGLE SALA DE AULA NO DIA-A-DIA ESCOLAR

    USO DO GOOGLE SALA DE AULA NO DIA-A-DIA ESCOLAR

    O Google trabalhou com vários professores para criar o Sala de Aula: uma ferramenta simples e fácil de usar que ajuda os professores a gerenciar atividades. Com ele, os professores podem criar turmas, distribuir tarefas, dar notas, enviar feedbacks e ver tudo em um único lugar.


    Facilitador: Fábio Lúcio da S. Barreiros


    O USO DO SMARTPHONE COMO DISPOSITIVO EDUCATIVO EM ARTE

    O USO DO SMARTPHONE COMO DISPOSITIVO EDUCATIVO EM ARTE

    Neste curso iremos abordar e considerar resumidamente o Referencial Curricular Amapaense - RCA na componente Arte  para o Ensino fundamental e ensino médio, em cinco unidades, focando na  importância da construção de saberes em artes e na promoção de atividades de fazer, ler e a contextualizar a arte, às realidades locais.

    Para seguirmos conhecendo, valorizando e incentivando as diferentes práticas culturais que fazem parte do nosso cotidiano com a presença das novas tecnologias  somados aos fazeres do ensino arte com uso do smartphone.



    TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM

    TRANSTORNOS FUNCIONAIS ESPECÍFICOS DA APRENDIZAGEM

    Curso Encerrado
    Período: 29/03 a 03/04/2021.

    ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    ALFABETIZAÇÃO CIENTÍFICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

    Seja bem vindo a formação sobre: Alfabetização científica na Educação Básica, sou o professor Doutor Aldeni Melo tenho experiência em orientações de projetos de pesquisa com alunos da Educação Básica, com participações regionais, nacionais e internacionais. Projetamos um curso com investigação, reflexão, análise crítica, imaginação e a criatividade para formular e resolver problemas, criando soluções por meio de projetos de pesquisa em diferentes componentes curriculares.

    EXPERIMENTOS E RECURSOS DIDÁTICOS EM ARTE

    EXPERIMENTOS E RECURSOS DIDÁTICOS EM ARTE

    Seja bem vindo caro cursista! Aqui dialogaremos sobre experimentações de recursos didáticos em Arte a partir da ideia de objeto/artefato propositor! Esperamos que os conhecimentos aqui compartilhados possam de fato contribuir com você na montagem/fabricação de seu próprio material didático em Arte! Desejamos um bom curso para você!

    Formador: Prof. Dr. Bruno Marcelo Costa

    EXPECTATIVAS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II À LUZ DA BNCC

    EXPECTATIVAS DA APRENDIZAGEM MATEMÁTICA NO ENSINO FUNDAMENTAL II À LUZ DA BNCC

    Caro(a) cursista, seja bem-vindo(a) ao encontro seu com a importância e a viabilidade de um percurso formativo próprio do trabalho cotidiano de gestão da aprendizagem. O objetivo é trazer elementos de sua prática docente para aperfeiçoar o tripé planejamento-avaliação-currículo. A estrutura formativa reúne temas previstos para serem acessados em duas semanas, com carga horária de 40 horas.  
    Período de realização: 19 de abril a 07 de maio de 2021.
     
    Bons estudos! 

     

    Professor formador: 
    Júlio César das Neves Amaral

    ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E AS PRÁTICAS SOCIAIS

    ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA E AS PRÁTICAS SOCIAIS

    O Curso Alfabetização Matemática e as Práticas Sociais aborda através de vídeos  e pequenos textos reflexões sobre a matemática na perspectivas do letramento com o olhar voltado para a prática da sala de aula dos professores do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.  Os estudos estão divididos em cinco unidades que totalizam 20 horas.

    Formadora: Diorlene Santos

    Contato 98131- 2777

    BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS

    BOAS PRÁTICAS NA PRODUÇÃO DE VIDEOAULAS

    Caros cursistas! 

    Sejam bem vindos ao curso Boas práticas na produção de videoaulas. Aqui vocês conhecerão o ponto de partida para  iniciar e produzir suas videoaulas, que é um recurso cada vez mais utilizado e atual na prática de ensino. Muitas dicas, sugestões e leituras para aprofundar seus conhecimentos!!! 

    Período: 22 a 26 de março de 2021.

    Carga Horária: 20h.

    Tutora: Nelma Santana.

    GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO DAS INOVAÇÕES I

    GÊNEROS TEXTUAIS NO CONTEXTO DAS INOVAÇÕES I

    Prezado (a) Cursista,

    Seja bem vindo ao Curso!

    Este instrumento nos ajudará a otimizar competências e habilidades voltadas para a construção de gêneros textuais que servirão de aliados no processo de aprendizagem dos alunos do ensino fundamental. Contribuindo para a produção textual, leitura e oralidade, tudo isso dentro de um contexto de inovação.

    Formadora: Rosilene Moreira

     Contato: (96) 9 9152-8661


    A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

    A MÚSICA COMO RECURSO PEDAGÓGICO NO ENSINO DE LÍNGUA ESTRANGEIRA

       

    A formação “A música como recurso pedagógico no ensino de língua estrangeira” visa aprimorar os conhecimentos e as competências dos professores de língua estrangeira do estado do Amapá, no que se refere a utilização da música como estratégia no processo de ensino aprendizagem.

    Sabe-se que as canções apresentam uma ligação muito forte com as emoções e que favorecem o ensino/aprendizagem de uma língua, tornando-se elementos essenciais nesse processo. Dentro desse contexto, esta formação tem como objetivo central, refletir sobre as vantagens obtidas no ensino de língua estrangeira tendo a canção como suporte pedagógico.  

    1 PLANEJAMENTO DE AULA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA ANOS INICIAIS COM FOCO NA APRENDIZAGEM

    1 PLANEJAMENTO DE AULA PARA O DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES DE LÍNGUA PORTUGUESA ANOS INICIAIS COM FOCO NA APRENDIZAGEM

    O curso “Planejamento de aula para o desenvolvimento de habilidades de Língua Portuguesa Anos Iniciais com foco na Aprendizagem” Tem como objetivo central Instrumentalizar os professores do Ensino Fundamental Anos Iniciais no planejamento de aulas presenciais ou remotas, focadas no desenvolvimento de habilidades. Tendo a carga horária de 40h e dividida em 5 Etapas. Espero que o curso seja bem proveitoso e venha a enriquecer sua prática pedagógica.

    Formação para Multiplicadores do Programa Escrevendo o Futuro no Amapá.

    Formação para Multiplicadores do Programa Escrevendo o Futuro no Amapá.

    Caro(a) Cursista,
    Seja Bem vindo(a) à nossa primeira formação online do Programa Escrevendo o Futuro exclusiva do Amapá. Reuniremos aqui as ferramentas digitais para você aprimorar seus conhecimentos e inovar mais em suas oficinas literárias. Baseadas no material presente no portal escrevendo o futuro, a formação trará atividades práticas para podermos interagirmos até onze de outubro. Entre encontros virtuais com as orientações da nossa Docente Formadora Celeste Ribeiro, representante da Universidade Federal do Amapá, nesta rede, juntamente com as professoras Aline Mendes Salvador e Cherly Marcher representantes do CONSED- AP e a Professora Silvia Helena secretária da UNDIME Amapá coordenam a rede de ancoragem deste programa no nosso Estado.

    Netiqueta: Comportamentos nas Redes Sociais

    Netiqueta: Comportamentos nas Redes Sociais

    Prezado(a) Cursista,

    Bem-vindo ao Curso!

    Aqui você conhecerá as práticas recomendadas na utilização das redes sociais, promovendo uma reflexão acerca do tema no âmbito profissional. 

    Formadora: Jucirene Abreu.


    Planejamento de Ações e Atividades Educacionais, Culturais e de Esporte e Lazer

    Planejamento de Ações e Atividades Educacionais, Culturais e de Esporte e Lazer

    Prezado(a) Cursista,

    Bem-vindo ao Curso!

    Aula 1: Planejamento e Plano de Ação 

    Aula 2: Atividades Educacionais e Cultura

    Aula 3: Esporte

    Aula 4: Lazer

    Período: 28/09 à 01/10/2020

    Professor: Adriano Pantaleão

    BOAS PRÁTICAS ÉTICAS NO TRABALHO

    BOAS PRÁTICAS ÉTICAS NO TRABALHO

    Prezado(a) Cursista,

    Bem-vindo ao Curso!

    Unidade 1: O que é ética?

    Unidade 2: Como ter ética?

    Unidade 3: Boas práticas éticas na vida

    Unidade 4: Boas práticas éticas no trabalho

    Período: 13 a 17/10/2020

    Professora: Ângela Brito Ferreira


    Como ter ideias criativas e inovar na prática

    Como ter ideias criativas e inovar na prática

    Seja bem vindo(a) ao curso Como ter ideias criativas e inovar na prática, que é um convite a se reinventar diante dos desafios das nossas realidades e vivências do dia a dia, e adaptar-nos às diversas situações e problemas, com o estímulo de novas ideias através de novas possibilidades de agir.

    Professora Aline Mendes Salvador

    Dicção e Oratória

    Dicção e Oratória

    Conteúdo: 

    Aula 1: Oratória: A arte de falar em público.

    Aula 2: Como está o seu potencial comunicativo?

    Aula 3: Comunicação e Marketing Pessoal.

    Aula 4: Técnicas de apresentação.

    Período: 31/08 a 03/09/2020.

    Carga Horária: 16h.

    Formadora: Nelma Santana

    Gestão de Pessoas

    Gestão de Pessoas

    Olá,

    Seja bem-vindo(a) à Formação organizada na modalidade à distância e destinado aos jovens que, como você, buscam oportunidades de participação no mundo do trabalho. Trata-se de proposição adotada pelo Programa Amapá Jovem (PAJ – Decreto nº 4.364 de 16/11/2017). 

    O objetivo da formação é que os monitores atuem como protagonistas de suas próprias ações e multiplicadores desse protagonismo para a juventude amapaense. Essa iniciativa caracteriza o caráter transversal de acesso às políticas públicas locais, conforme proposto pelo Programa e apoiado pela Secretaria de Estado da Educação (SEED-AP), através do Centro de Valorização da Educação (CVEDUC), ligado à Coordenadoria de Recursos Humanos (CRH/SEED). 

    Nos cursos propostos são encontradas informações que, combinadas entre si, podem ser transformadas em conhecimentos próprios para o desenvolvimento da autonomia sua e dos jovens por você orientados, dos quais espera-se que sigam emancipados pela vida.